Dicas-para-Comprar-um-Apartamento-Usado

Ter um lugar para chamar de seu é o sonho de muitos brasileiros. E comprar um apartamento usado é uma das opções que pode transformar esse sonho em realidade.

Além de contar com condições de financiamento melhores, esse tipo de bem pode ser um grande negócio.

Isso porque, ele custa mais barato do que um imóvel novo e geralmente conta com espaço mais amplo, localização diferenciada, região já consolidada. Ou seja, é a garantia de morar em um lugar que atenda todas as suas necessidades.

No entanto, na hora de comprar um apartamento usado é necessário tomar alguns cuidados para que o seu sonho não se transforme em um pesadelo.

Para te ajudar a evitar o surgimento de problemas com o imóvel no futuro, nós separamos 3 dicas simples para você usar quando estiver pesquisando imóveis do gênero.

Confira!

Dicas para comprar um apartamento usado

  1. Pesquise bem a região

A primeira coisa que você precisa fazer antes de comprar um apartamento usado é visitar e conhecer a região do imóvel.

Verifique se existem serviços básicos como supermercados, hospitais, escolas, postos policiais, linhas de transporte público, dentre outros.

O ideal, é que você visite a região em diferentes horários. Isso porque, dependendo do horário em que você visita o imóvel, ele pode se mostrar vantajoso ou não, principalmente considerando o fator acessibilidade e segurança.

Além disso, também verifique com o corretor o índice de valorização da área, para avaliar se o negócio é um bom investimento.

  1. Contrate um profissional para fazer vistoria completa

Acredite, imóveis antigos podem camuflar problemas sérios. Para evitar surpresas desagraveis no futuro, você deve contratar um profissional imobiliário antes de comprar um apartamento usado.

Ele irá realizar uma vistoria completa no local em busca de pequenos detalhes que pessoas comuns não conseguem ver. Por exemplo, o corretor consegue avaliar se a pintura foi feita para dar cara nova ao espaço, ou para encobrir alguma infiltração ou qualquer outro tipo de problema.

Além disso, esse profissional também irá te auxiliar na hora de saber se o valor cobrado pelo imóvel é realmente justo, ou se ele está acima da média praticada dentro do mercado.

  1. Verifique as regras e condições do condomínio

Por fim, a última dica antes de comprar um apartamento usado é ficar por dentro das condições e normas do condomínio. Por exemplo, se você tem um cachorro e o apartamento que deseja comprar não é pet friendly, certamente você terá problemas.

Por isso, verifique tudo, desde a capacidade do estacionamento, até se o elevador funciona. Não esqueça também de verificar o valor mensal do condomínio. Dependendo disso, as vezes não compensa adquirir o imóvel.

Fique de olho também nos serviços adicionais: academia, salão de festas, espaço gourmet. Tudo isso deve ser levado em conta durante a sua avaliação.

Conclusão

Se você quer comprar um apartamento usado, é muito importante seguir as dicas acima. Mais do que isso, é essencial pesquisar bastante antes de fechar negócio.

Visite várias opções e verifique qual delas atende melhor as suas necessidades. E claro, sempre conte com o apoio de um corretor para receber todas as orientações sobre o imóvel e a região.

Veja também: 3 Dicas para Vender Imóveis pela Internet!